Torquímetro para ciclistas

Não é só na indústria pesada, nem em oficinas que a força empregada no aperto de roscas e parafusos é o segredo de eficiência. Os esportistas bem sabem que um aperto exagerado ou insuficiente pode causar danos tanto na peça, quanto colocar em risco a integridade física do atleta. Essa pauta é para o ciclista e atleta porque o universo Gedore vai além de motos, carros, caminhões e barcos. Para todo parafuso, há uma Gedore!

A unidade de medida para apertos, na maioria das vezes, vem indicada com a sigla “Nm” (Newton-metro). E para cada peça ou marca há uma especificação.

Em se tratando de bikes, inúmeros modelos trazem no manual da marca e nas peças a indicação de força a ser aplicada corretamente. E quando o assunto é precisão de aperto você pode gravar o nome dessa ferramenta: torquímetro. 

Eles são conhecidos como ferramenta de aperto para ajustar precisamente o torque de um parafuso ou porca (aperto). Com um dispositivo que permite medir a força rotacional, o torquímetro vai ajudar a manter a vida útil de alguns componentes da sua bike. É um tipo de ferramenta que o custo benefício compensa e ela vai ser útil para outras necessidades seja com moto, carro, barco.

Torquímetro de estalo 1/4″: Controle de aperto de parafusos de 5 a 25 N·m
[Para aperto sentido horário e anti-horário; exatidão de repetição e precisão; sinal sonoro ao atingir do torque ajustado]

“Os modelos que encontramos em lojas de bicicletas são os mais simples pré-ajustados, que desempenham apertos em determinado valor, e na maioria das vezes, em apenas uma medida de parafuso. Já os torquímetros da linha Gedore Red (veja o catálogo aqui) têm uma abrangência maior e uma ampla utilidade”, comenta Edvaldo Bueno Júnior, promotor técnico da Gedore.  Por ser um torquímetro de estalo, quando o usuário inicia o aperto (após ajustar com o valor indicado pelo manual da bicicleta) logo ouvirá um som de estalo, o que indica que o aperto foi realizado com sucesso. Agora você pode pedalar tranquilo! 😉

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *